terça-feira, 7 de agosto de 2007

Casas Bahia - Dedicação Total a Você

Casas Bahia - Dedicação Total a Você


Não há no Brasil que não conheça e muito menos nunca tenha comprado qualquer coisa na CASAS BAHIA, um ícone do consumo de classe baixa do país. A história começou quando o polonês Samuel Klein decidiu deixar a Europa, depois de viver e sentir na pele os horrores da guerra, fincando pé primeiramente na Bolívia em 1951 e no ano seguinte desembarcando com a família no Brasil. Chegou a São Caetano do Sul com apenas US$ 6 mil, dos quais somente 1/3 foi aplicado para o começo de um pequeno negócio. Comprou uma charrete e, com a ajuda de um conhecido que transitava bem pelo comércio no bairro paulista do Bom Retiro, ele adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias – roupas de cama, mesa e banho. De porta em porta, começou a mascatear pelas ruas da cidade do ABC, oferecendo condições (prestações no crediário) a quem não podia pagar. Já nesta época, comprava por 100 para vender por 200 e vendia a prazo, seis ou oito prestações. Cada cliente tinha um cartão com o nome, endereço, o que comprou e em quantas vezes iria fazer o pagamento. Cinco anos depois, em 1957, Samuel comprou sua primeira loja, na avenida Conde Francisco Matarazzo, 567, no centro de São Caetano do Sul, dando um grande salto para construir seu império varejista. A loja levou o nome de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística. Samuel aumentou a variedade de produtos e começou a negociar com móveis, colchões de algodão, entre outros itens. Era o início de um império que foi conquistando cada vez mais clientes e mercados até se transformar em líder brasileira no setor varejista de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis. Em 1970 adquiriu as lojas Piratininga, depois a rede Columbia, a Tamakavi, a Domus e as lojas Ultralar, Modelar e Garsom, do Rio de Janeiro. Um dos segredos da rede é a maciça publicidade, especialmente na televisão, e que mais recentemente ganhou como garoto-propaganda um rapaz jovem, Fabiano Augusto, que é conhecido no Brasil inteiro com o slogan “Quer pagar quanto?”. Foi desta forma que Samuel Klein construiu um verdadeiro império varejista, onde mais de 10 milhões de consumidores compram todo ano, que fatura cerca de R$ 6 bilhões anualmente.

A marca no Brasil
A CASAS BAHIA, maior rede de lojas de departamento do país, com mais de 25 mil funcionários, e maior anunciante de 2003, conta com mais de 350 lojas espalhadas por sete estados e Distrito Federal. Atualmente as lojas vendem além de eletrodomésticos e móveis, celulares, brinquedos e eletrônicos.

posted by Kadudias at 23.5.06

Nenhum comentário: